A Programação Orientada a Objetos (POO) é um paradigma de programação que se baseia no conceito de “objetos”. Os objetos são instâncias de classes, que podem conter atributos (variáveis) e métodos (funções).
Passo 1: Definindo uma Classe
Em Python, uma classe é definida usando a palavra-chave class
. Por exemplo, vamos criar uma classe chamada Carro
:
class Carro:
pass
Passo 2: Inicializando Atributos
Atributos são variáveis que pertencem a uma instância de uma classe. Para inicializar atributos, usamos o método especial __init__
:
class Carro:
def __init__(self, marca, modelo):
self.marca = marca
self.modelo = modelo
Passo 3: Criando Métodos
Métodos são funções que pertencem a uma instância de uma classe. Vamos adicionar um método acelerar
à nossa classe Carro
:
class Carro:
def __init__(self, marca, modelo):
self.marca = marca
self.modelo = modelo
def acelerar(self):
return "O carro está acelerando!"
Passo 4: Criando uma Instância de uma Classe
Para criar uma instância de uma classe, chamamos a classe como se fosse uma função:
meu_carro = Carro("Toyota", "Corolla")
Passo 5: Acessando Atributos e Métodos
Podemos acessar os atributos e métodos de uma instância usando a notação de ponto:
print(meu_carro.marca) # Saída: Toyota
print(meu_carro.acelerar()) # Saída: O carro está acelerando!
Espero que este guia passo a passo tenha ajudado você a entender os conceitos básicos da Programação Orientada a Objetos em Python!